Novo Jornalismo?

O vídeo “Jornalismo do futuro”– com Leonardo Sakamoto traz um conjunto de ideias, que abordam a sucessão de mudanças dentro do jornalismo. Nele, podemos observar os hábitos sendo substituídos, onde o papel impresso “perdeu” sua credibilidade; sendo ocupado pela mídia digital.

A rotina de ler jornais impressos será extinta em breve, pois, o interesse público atingiu um novo tipo de mercado, um mercado onde tudo é voraz e substituível. Um salto violento que se dá pela internet. O que era um hábito sentar-se a mesa e apreciar seu café da manhã, lendo jornais, hoje devido ao tempo escasso e o dinamismo oferecido pela multimídia tornou-se raridade. As pessoas se rendem a aquilo que lhes propõe comodismo e praticidade.

Com a facilidade da internet e o mundo tendo a sua fragmentação, é possível que o público encontre aquilo que ele deseja. Existe uma cooperação entre o homem e o computador. A internet cresceu e se expandiu, tornando-se também um meio comunicacional. Onde as pessoas buscam formar e dividir opiniões.

As mudanças aconteceram rápidas demais e o jornalismo foi obrigado a mudar seu perfil. A tecnologia criou um novo tipo de leitor, o leitor e consumidor. Onde os interesses tornaram-se uma necessidade.

Com essas mudanças, muda-se também o papel do profissional na área de jornalismo,onde ele tem que se adequar, tendo em vista que, o ‘‘novo jornalismo” depende também de publicidade. Questiona-se então qual a diferença entre o jornalismo e a publicidade? Foi observado que, as pessoas preferem as informações rápidas e diretas, em um meio que coincide com tudo que ela busca, por exemplo: Google e Facebook. Portanto, o publico se importa cada vez menos com a notícia em si e seus processos comunicacionais empregados. E a notícia torna- se mercadoria a serviço dos proprietários de mídias e as grandes corporações.

Na ideia apresentada no vídeo, Sakamoto mostra que os meios comunicacionais não vão ter espaço suficiente para todos, porém induz várias respostas que solucionam o “novo jornalismo” como: grandes publicidades em sites e blogues, publicidade sobre a notícia, doação de notícias, cooperativas, doação sobre a matéria individual, o estado, crowdfunding ( modalidade de investimento onde pessoas investem dinheiro no seu negócio, afim de dar vida a sua ideia) (porém ele acha esta ideia ilusória, pois a ideia de assinatura mensal privatizaria os leitores ao compromisso ). Ou seja, não existe uma ideia central que mostre literalmente o que será o futuro do jornalismo e qual será a sua cara, porque delimitar-se a isso seria como se prender a ideia de mídia impressa, mas como já dito anteriormente a internet expandiu essa barreira e proporcionou o desenvolvimento das necessidades dos meios de comunicação.

3 comentários sobre “Novo Jornalismo?

  1. Ótima visão Michely, você teve uma visão critica, pontos como esse “Sakamoto mostra que os meios comunicacionais não vão ter espaço suficiente para todos”. “Existe uma cooperação entre o homem e o computador”, ajuda a compreender minha analise

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  2. Muito bom, acredito que a internet veio como auxilio, onde vemos o vídeo sendo usado como aliado, pois podemos ver e ouvir a pessoa que nos transmite a mensagem!
    E com isso podemos esperar uma grande mudança em nosso semário jornalístico. Onde vemos que podemos usar ela (internet) e os aparelhos tecnológicos como auxiliadores para esse ” Novo Jornalismo”.

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  3. Pode-se observar em sua resenha que, o mundo está atualizado e, com isso, todos os profissionais, principalmente os de Jornalismo, devem acompanhar este mundo tecnológico. Não se pode ficar a mercê de uma coisa antiga. As coisas se atualizam. O mundo se atualizada a cada dia.

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