Blog’s e suas identidades

Como já visto no post anterior “Novo jornalismo”, é possível observar que com o avanço da tecnologia, os meios comunicacionais, e suas novas formas, estão mais potencializados e com a mesma qualidade de cobertura das mídias tradicionais. Isso levou a jornalista Larissa Morais, entrevistar o jornalista e blogueiro Ricardo Noblat, e ter sua entrevista veiculada no site Observatório da Imprensa. Larissa usou sua entrevista como base para sua dissertação de mestrado que discursava sobre as transformações do jornalismo a partir dos blogs de jornalismo.

A jornalista o selecionou devido ao entusiasmo que o blogueiro fomenta seu blog, pela qualidade na cobertura, assim como os grandes jornais. Sendo Ricardo Noblat um dos primeiros blogueiros a chamar a atenção das redações com seu blog como veículo de cobertura política, “Blog do Noblat” tornou-se veiculado ao site Estadão.com.

Noblat que antes foi repórter, editor, colunista e chefe de redação, declara que a diferença do blog para o jornalista é: poder misturar todas as variedades, às vezes do mesmo texto, mas em muitos gêneros jornalísticos. Tendo em vista que o blog possuí a interação entre o leitor e o escritor, onde a atenção deve ser redobrada. Pois no blog há uma liberdade de jeitos e gostos, diferentemente das regras e fórmulas empregadas pela televisão, rádio e redação. Sublinha também que é na confusão democrática que está empregado o blog, considerando que todos os dias recebe críticas, ataques e provocações. “Cada um tem direito de achar o que quiser. Se você não for capaz de entender isso, então é melhor não fazer blog”.

Além disso, o que incrementa os blogs também é o marketing que é empregado neles “Quando o blog dele (Moreno – outro blogueiro conceituado) surgiu, o meu já existia. Aí nas primeiras edições ele me deu umas porradas e disse: olha vamos fazer de conta que a gente está brigando e somos inimigos. Assim levo leitor para ele e ele para mim” esclareceu Ricardo. Sendo assim, o que importa é tornar-se assunto, como no ditado popular “Falem bem ou falem mal, mas falem de mim”.

Simultaneamente o que ressalta isso é a multiplicação de textos de blogs em mídias tradicionais e em suas edições impressas, onde expande uma abertura de um estilo autoral, influenciando a mídia tradicional e seus jornais. Sendo que resistir seria inevitável.

Dessa forma os critérios de noticiabilidade em uma notícia no blog são as mesmas que em uma mídia tradicional. “Notícia é tudo que o jornalista acha que é notícia, e com o espaço do blog o espaço da notícia se torna mais amplo, por não existir regras” Assume o jornalista.

Portanto, com toda essa fragmentação e reformulação do jornalismo atual, a multimídia promete renovar valores e estruturas, impactando profundamente na produção jornalística, e consequentemente no perfil do jornalista. É visível que o blog se transformou em uma possibilidade de propagação de informações, pela internet e em um formato muito mais interativo e independente do jornal tradicional. Logo, o que será levado em conta são as formas e as qualidades em que a notícia está sendo aplicada. Em visto que, a variedades de recursos e ferramentas são extensas, aquele que conseguir se sobressair, ganhará o topo, ou na linguagem cibernética: o maior número de seguidores, curtidas e comentários.

Anúncios

Um comentário sobre “Blog’s e suas identidades

  1. Michely, acredito que salientou bem aquilo que, de acordo com o jornalista Ricardo Noblat, é necessário para manter um blog, ainda mais quando ele disse que quando ele publicou algo diferente de política, perdeu audiência, mas manteve mesmo assim, sem fugir do conceito de jornalismo. Então, acredito que na época da entrevista, ele se importava menos com sua audiência do que seu “colega” Moreno. Parabéns!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s