Futuro tecnológico

O filme Minority Report – A nova lei é passado no ano de 2054, onde apresenta uma tecnologia avançada.

Pelo filme, é possível observar como a tecnologia e a multimídia tende a se expandir e estar cada dia mais presente na vida dos seres humanos. Porém, nos dias atuais a multimídia e a tecnologia já está imersa. A interatividade se faz presente no nosso cotidiano e o indivíduo está cada vez mais dependente do mundo online.

Com a tecnologia e a multimídia mostrada no filme, pode-se ter a previsão dos acontecimentos a todo o tempo. Hoje, nos dias atuais, o que estabelece isso é a internet e sua forma não linear. A todo o momento é lançado algo. Uma nova notícia, um novo produto, um novo conceito, etc.

Em Minority Report, a tecnologia é utilizada também para a redução dos índices de homicídios, permitindo a segurança e poupando vidas, entretanto, os “culpados” são condenados. Observa-se que, cadeias não existem mais e os “criminosos” são mantidos em cápsulas e são controlados por um sistema tecnológico. Não seria surpresa se, daqui a alguns meses o governo usasse esse meio para a reformulação da segurança na sociedade atual.

É importante ressaltar que a multimídia de 2054, permite a reprodução de memórias em 3D e em hologramas. O entretenimento também é ocasionado por esses sistemas.

Outro fato, é que as empresas não são controladas por funcionários e sim máquinas. Uma mudança que terá aspectos positivos e negativos, se usados no período atual. Porém tudo é mutável, manipulável e necessário.

A diferença nítida entre os dois períodos é que nos dias atuais a utilização de aparelhos eletrônicos é factual. Já em 2054, aparelhos eletrônicos foram banidos, tudo é controlado por sistemas de comando de voz e reconhecimento facial.

Assim, como as mudanças dentro das empresas, outra mudança ocorrida foi a mutação do jornal, ele não foi extinto, mas sim reformulado para o novo conceito de multimídia. O jornal possuirá animações, como a publicidade. A publicidade também contará com os hologramas, sendo assim, induzindo ainda mais o consumo.

Portanto, o que foi realçado no filme, não está fugindo dos parâmetros da tecnologia atual, não está tão longe de ser alcançado. O que se vê hoje é a necessidade do avanço e suas adequações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s